top of page

Texto de Apreciação Crítica (Revisão)

O texto de apreciação crítica é um texto jornalístico de carácter argumentativo que expõe a opinião de quem o assina sobre um livro, um filme, um espectáculo teatral, um CD de música, uma exposição de arte, um concerto musical, um programa de televisão, temas da sociedade, economia, política, cultura… Este tipo de texto é, pois, fundamentalmente interpretativo, visando influenciar a opinião pública sobre um determinado tema. Um texto deste tipo, apesar de poder ser organizado livremente, por norma inclui: · uma breve apresentação do objecto da crítica (facto/acontecimento/produto cultural, etc.); · as apreciações pessoais (avaliação) do autor do texto crítico (qualidades técnicas; aspectos mais positivos; aspectos mais negativos, etc.); · os argumentos que permitem fundamentar as opiniões emitidas. Tratando-se de uma crítica, deve escolher-se um título sugestivo e a linguagem deverá ser valorativa ou depreciativa, dependendo da opinião que se pretende formular (de agrado ou desagrado). Poderão ser utilizadas figuras de estilo (comparação, hipérbole, ironia, etc.) de acordo com a intencionalidade comunicativa que se pretende evidenciar. Geralmente, é escrito na terceira pessoa e com os verbos no presente do indicativo. Alguns textos de apreciação crítica:

  • Crónica,

  • Editorial

Retirado de https://basededados.wikispaces.com/Texto+de+aprecia%C3%A7%C3%A3o+cr%C3%ADtica


Exemplo de Texto de Apreciação Crítica:


A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez, é um livro em que a autora estava plenamente consciente dos assuntos da actualidade quando o escreveu. Esta obra fala-nos do como e do porquê de os jovens enveredarem pelo caminho da droga e, de uma maneira própria, a autora prende a atenção do leitor às suas páginas.

Na verdade é uma obra arrebatadora e que surpreende quem a lê, com a aproximação da história da personagem Joana ao dia-a-dia dos adolescentes da actualidade. Ficamos presos ao livro e só conseguimos parar quando chegamos ao fim de todo o enredo.

O fim, porém, é completamente inesperado, chegando a ser perturbador, pois todos esperamos o final feliz dos contos de fada mas, neste caso, o final chama a atenção para o lado negro das histórias de pessoas que são capturadas no mundo da droga, mandando a mensagem, já muito conhecida pela humanidade:”Diz Não à Droga”.

Maria Teresa Gonzalez, neste livro, consegue alertar os jovens para os problemas da vida. Esta obra, fascinante e viciante, afigura-se-nos acessível e actual, sendo mesmo um dos melhores livros desta autora. Uma história viciante que deliciará todos os adolescentes que o lerem. Altamente recomendável.


Retirado de http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115123020401/dromanicas/Anolectivo0708/artigocriticoeoutros/paulaaraujocritico.htm


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page