O Sofrimento Amoroso é Um Tema Nuclear Na Poesia Trovadoresca
Com o objetivo de comentar a frase anterior, a baixo encontra-se o respetivo comentário da minha autoria.
O sofrimento amoro é um tema nuclear na poesia trovadoresca, pois em quase todos os géneros da poesia trovadoresca, existe o sofrimento por amor.
Nas cantigas de amigo, podemos observar esse sofrimento quando o sujeito poético (Donzela) desabafa com o um confidente (mãe, amiga ou a natureza) que o seu amado nunca mais chega, mostrando que a Donzela por dentro está em sofrimento.
![](https://static.wixstatic.com/media/a67b62_d56e0b7dc07b4dbdb520175dc6821d0c~mv2.jpg/v1/fill/w_490,h_490,al_c,q_80,enc_avif,quality_auto/a67b62_d56e0b7dc07b4dbdb520175dc6821d0c~mv2.jpg)
Nas cantigas de amor, podemos observar esse sofrimento quando o sujeito poético, que por sua vez é masculino (trovador) compõe uma cantiga de amor para uma “senhor” que pode nem sequer saber da sua existência, fazendo assim com que o sujeito poético (trovador) suspire pela “senhor”, existindo assim nas cantigas de amor uma “coita de amor” ou sofrimento por amor, fazendo com que muitos “morram de amor” se o mesmo não for correspondido.
Já nas cantigas de escárnio e maldizer, não podemos realizar nenhum comentário acerca do sofrimento amoroso, pois ainda não realizamos o seu estudo na disciplina de Literatura Portuguesa.
Assim concluo o meu comentário sobre o sofrimento amoroso ser um tema nuclear na poesia trovadoresca.