top of page

Entrevista

D- Daniel / L- Luana / N- Daniela

L- Antes De mais boa tarde Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, as criadoras dos maravilhosos livros de uma aventura.

D/N- Boa tarde

L- Bom para começar esta entrevista gostava que se apresentassem, pois há pessoas que não devem saber quem são. Quem quer começar?

N- Então, eu sou a Isabel Alçada e nasci em lisboa em 1950, antes de me dedicar à escrita era professora de Português e de História, mas num momento da minha vida decidi me dedicar integralmente à escrita.

D- Bom, eu sou a Ana Maria Magalhães e nasci em lisboa em 1946, e antes de me dicar à escrita era professora de história, antes de me dedicar à escrita, fiz parte de muito projetos onde escrevia e coordenava jornais e revista, incluindo uma revista que se chama “Tu Cá Tu Lá” que foi patrocinada pelo instituto Camões e foi divulgada até para os países africanos.

L- Apresentações feitas, gostava de perguntar se vocês gostam de conversar com os vossos leitores?

N- Eu gosto muito de conversar com os meus leitores, 1º porque é importante para quem escreve para pessoas que não são da sua idade, manter um contacto muito próximo com aqueles que leem aquilo que nós escrevemos; e em 2º porque gosto muito e ir à escola e geralmente converso muito com os leitores nas escolas, sou muito convidada e é essa relação é uma relação muito caloroso, porque quem gosta de ler e quem gosta de livros, gosta de saber o que está por trás da escrita, e esses momentos são agradáveis para nós escritoras.

D- Eu gosto imenso de conversar com os meus leitores, de ficar a saber do que eles gostaram, os que é que lhes interessou, o que os cativaram e quero sobretudo que sejam sinceros, gosto que os meus leitores digam a verdade para que eventualmente possamos corrigir aspetos que gostaram menos, dar destaque aquilo que gostaram mais ou corrigir alguma coisa que não entenderam. Eu acho uma experiencia interessante conversar com os meus leitores.

L-Outra questão, as duas mencionaram na pergunta anterior que eram convidadas para ir a escolas ou bibliotecas, quem é que vos convida para tal?

N- Os convites para escolas e bibliotecas geralmente vêm de professores, são os professores que nos telefonam, a mim e a Ana Maria Magalhães e nos desafiam a ir até as escolas contar o que nós fizemos.

D- E eu acho interessante que nessas sessões acha mesmo uma conversa entre nos escritoras e os alunos, que vai ciar uma relação de proximidade entre nos e os alunos.

L-Já há livros da Coleção Uma Aventura em muitos lugares do mundo, conhecem todos os sítios onde se passaram as histórias?

N- Antes de eu a Ana Maria Magalhães começarmos a escrever um livro, organizamos uma viagem ao local onde queremos que a história se vá passar, se for no país vamos a esse local e é uma deslocação mais rápida, mas se for noutro sitio como França que nós fomos vimos os locais onde a história se ia passar, quando foi Uma Aventura no Deserto, fomos aos deserto do Sara, no livro Uma Aventura a Timor, também fomos, de uma maneira geral todos os livros nós visitamos os locais.

D- Eu conheço todos menos 2, portanto não pude ir ao Egito, por pena minha, mas foi a Isabel e ela trouxe toda a informação visual. e a Antártica também não fomos as 2, pois era muito longe e muito caro, mas para escrever esse livro, utilizamos trabalhos de cientistas que lá estiveram e conseguimos compensar. Nos outros sítios fui sempre com a Isabel, mesmo aos que já tínhamos visitado, por exemplo no porto, eu já conhecia, mas para escrever foi bom ter lá ter ido, pois pude lembrar-me de detalhes que já tinha esquecido.

L- E qual das viagens vos despertou mais interesse?

N- É difícil dizer porque quando estamos a viver intensamente uma viagem, ela é sempre a melhor, mas depois viajamos para outros lados e têm outras coisas interessantes. A viagem a Timor foi espetacular, mas a viagem à Amazónia foi diferente, por causa do ambiente e as paisagens eram incríveis.

D- É difícil dizer, mas a viagem à Amazónia é qualquer coisa de extraordinário, porque a própria Amazónia é uma coisa extraordinária. E as paisagens eram uma coisa mágica.

L- De todos os trabalham que já tiveram qual foi o que gostou mais?

N- Eu tenho muita sorte, pois 1º quando comecei a dar aulas, gostei muito de dar aulas e ainda hoje gosto muito. Depois comecei a escrever com a Ana Maria Magalhães e foi realmente um trabalho um trabalho que nos preenche e foi o trabalho que ao longo estes anos nos acompanhou e gosto muito de fazer, mas também gostei muito de trabalhar na educação, pois quando trabalhamos na educação, sabemos que estamos a fazer bem aos outros e a ajuda-los e todo o meu trabalho foi incrível, e o balanço que tenho de todos os trabalhos eu tive é incrível.

D- Eu tive dois trabalhos que foram dar aulas e escrever livros e eles estão ligados, pois se eu não tivesse sido professora certamente que não escreveria livros para crianças e jovens. Com a escrita eu adoro ter um papel branco, pois passado 5 minutos passo estar na lua, no outro lado do mundo, mas professora também me marcou, pois eu gosto muito de dar aulas.

L- E o que gostam de fazer os seus tempos livres?

N- Nos meus tempos livre eu gosto muito de estar com os meus netos, é muito bom juntar-monos praticamente todas as semanas. E também gosto muito de jardinagem, de ler

D- Nos meus tempos livros gosto muito de estar com a minha família, de ler, velejar, mas eu tenho um problema pois eu gosto de ir à praia e o meu marido odeia.

L- Já que estamos num clima de viagens, como vocês passavam as férias?

N- Eu passava as férias geralmente junto a Sintra na Praia Das Maças, pois temos à praia, almoçamos lá, estamos em convívio com os amigos, damos passeios de bicicleta.

D- Eu costumava passar as minhas ferias numa quinta da família do meu pai que é em Trás-os-Montes, mas para lá chegar passávamos pelo Porto e visitávamos primos e tios. E quando chegávamos à quinta da família do meu pai, fazíamos escalada e passeávamos pelo rio.

´

L- Para terminar esta entrevista gostava de saber quais são as perguntas que lhes fazem com mais frequência?

N- Os nossos leitores fazem muitas perguntas sobre a história, os personagens, perguntam sobre os locais onde a história se passa, sobre se eu e a Ana Maria Magalhães nos organizamos bem, qual a frequência do nosso trabalho, essas coisas assim.

D- Perguntam-me se eu sempre quis ser escritora, se era um sonho de criança, onde é que nasci, se sou casada tenho filhos e depois tem as perguntas relacionadas aos livros, também me preguntam se as coisas da aventura são reais e foi por esse motivo que no final dos livros nos introduzimos uma parte sobre o que é e o que não é real nesta aventura.

L- Muito muito obrigada por teres aceite o nosso convite e por estarem presentes nesta entrevista e até uma próxima.

D/N- O prazer foi todo nosso, e cá estaremos para uma próxima.

FIM


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page