O Homem do País Azul - Manuel Alegre
QUEM É MANUEL ALEGRE?
Manuel Alegre nasceu em 1936 e é natural de Águeda e estudou Direito na Universidade de Coimbra, onde foi dirigente estudantil. Em 1962 foi mobilizado para Angola como oficial militar e foi preso pela PIDE por não querer participar na Guerra Colonial, e só regressou a Coimbra em 1963. Viveu em Paris até 1974 e mais tarde em Argel, onde foi locutor na emissora Voz da Liberdade. Manuel Alegre também é conhecido pelo seu percurso politico, mas tem-se dedicado à escrita, mas com um foco mais para a poesia. E em 1999 foi atribuído a Manuel Alegre o Prémio Pessoa
LIVRO:
O livro O HOMEM DO PAÍS AZUL é um livro constituído por 10 contos, mas eu apenas foi falar de um, esse está em negrito no índice do livro que se encontra abaixo.
ÍNDICE DO LIVRO:
O Homem do País Azul
A Senhora do Retrato
A Grande Subversão
A Última Noite
Artur e os Múltiplos de Três
O Outro Lado
A Pedra
O Aviso
Nevermore
Pessoa e Nenhum
CONTO:
A Senhora do Retrato ->

Este conto narra a história de um menino que vivia numa casa com maior parte da sua família, nesta casa havia um corredor vasto de retratos assustadores para o menino, mas no fim do corredor havia um que lhe chamava à atenção, esse tinha um retrato de uma mulher desconhecida. Mais tarde o menino cheio de curiosidade perguntou a alguns membros da família quem era aquela mulher, mas sempre sem resposta voltava para o seu quarto. Um dia cansado de não saber a resposta perguntou a uma tia, essa tia disse que a senhora do retrato era Natália, uma antiga amiga da Tia. Sem desvendar a parte mais intersante deixo aqui um convite para lerem o resto deste conto e do livro.