top of page

Teatro Twitter

CENA ÚNICA

DIOGO e CARLA

DIOGO

Tu és porca.

CARLA

Eu não sou porca.

DIOGO

Ai és, és! Tu és muito porca.

CARLA

E o barquinho à vela, a rasgar as ondas do oceano?

DIOGO

Ai isso é muito lindo de se ver, mas tu continuas a ser porca.

CARLA

Eu não sou porca, sou linda como a vela do barquinho soprada pela brisa do fim de tarde.

DIOGO

A vela do barquinho soprada pelo vento ao fim de tarde é uma coisa linda de morrer, mas tu és porquérrima.

CARLA

Vá lá, não sou nada, então, vá lá, facilita! Eu não sou muito porca, só um bocadinho, quem é que não é porco um bocadinho?

DIOGO

Eu nunca dei um pum!

CARLA

Nunca miga?

DIOGO

… só uma vez, nada de mais.

CARLA

Então és porco.

DIOGO

Não sou nada porco! Tu é que és porca. Porca, porca, porca... Tu não te lavas, tu tens uma gadelha que até parece uma nuvem de varejeiras em volta duma bolinha de estrume.

CARLA

O meu cabelo! Tenho tanto carinho nele! Ele não se parece com uma nuvem de varejeiras em volta duma bolinha de estruma! (pausa) Então, mas tu és parvo ou fazes-te um javali?...

DIOGO

Não é javali!!! É porco.

CARLA

Seja! Porco, porca o que quiseres.

DIOGO

Porca. Porca, porca, porca, porca! Comes pacotes de banga ao pequeno-almoço.

CARLA

Mau, mau, ai, ai, ai, que estou a ficar zangada! Tu não me queres ver zangada, olha que se me vou a ti, ficas com essa carinha feita num 8.

DIOGO

Não fiques por amor de deus, tu não te zangues, eu peço-te perdão. Perdonameee… eu juro pela minha santa mãe, (olha para cima) que o lar a tem, que nunca mais te chamo porca! Se alguma vez te chamar porca que me caia um raio em cima, que seja devorado vivo por um Dragão ou um cardume de piranhas, tanto faz, eu nunca mais te chamo porca!

CARLA

Miga tu juras que nunca mais me chamas de porca?

DIOGO

Eu que seja um Dragão a arrastar um cadáver em decomposição se te volto a chamar porca!

CARLA

Então chama-me barquinho à vela…

DIOGO

Meu harmonioso barquinho branco, longínquo, tão longínquo, a rasgar o oceano com a vela soprada pela brisa da tarde!

(CARLA, abraça DIOGO e ambos saem pela porta fora de rabinho a dar a dar)

FIM


Destaque
Tags
Nenhum tag.
bottom of page